sábado, 10 de outubro de 2009

WEI

WEI

Eis que chega o grande dia, sexta-feira 11 de setembro. Começa o tão esperado Weekend d'Intégration. O evento contou com a presença de quase 400 pessoas, entre eles todos os EI1 (Elèves Ingénieurs 1ere année = alunos de engenharia do 1º ano) e alguns EI2 e EI3. O destino era Seignosse, uma cidade no litoral sul da frança, poucos quilômetros da divisa com a Espanha. Fomos em 6 ôniubs lotados, cada um liderado por um bureau da école: BDE1, BDE2, BDS, BDA, WEI e Fanfrale.



Fui no ônibus do BDA, no qual era proibido dormir. Os ônibus saíram da école 1h da manhã, o que, nessa semana, já era motivo mais do que suficiente pra eu querer dormir. Pra piorar a minha vida, por uma ironia do destino, eu estava tomando um anti-inflamatório pro meu dedo machucado que me dava sono. Considerando que ficamos 7h no ônibus, digamos que a viagem tenha sido algo estressante. Eu não conseguia prestar atenção em muita coisa e também não entendia muito bem o que eles falavam. Entre as cosias que eu consegui entender estão a "Barrage de Culs" e o concurso de Miss e Mister Bus. A Barrage de Culs é simples, sempre que ultrapassávamos um ônibus ou uma algomeração de pessoas na rua surgia um grito "Barrage de Culs à droite" (ou à gauche) e então todos os homens sentados na janela do lado em questão deviam abaixar as calças e colar a bunda na janela. Felizmente isso não aconteceu do meu lado do ônibus. O concurso de Miss Bus consistia num concurso de piada e dança com fone de ouvido. Já o Mister Bus devia atravessar o ônibus deitado no chão com as mãos nas costas e depois comer 3 biscoitos de maizena em 30s. O resto do tempo eu passei viajando e não prestei atenção em nada que falaram.

Enfim, terra


Chegamos ao tão misterioso lugar. Parecia uma colônia de férias, na beira da praia, maravilhoso. Assim que chegamos, descarregamos nossas coisas e fomos direto pra praia. Me senti muito paulista chegando com 400 cabeças na praia, mas tá valendo. A praia era espetacular, não devia nada pras praias do Brasil, a água era gelada, as ondas eram boas, o sol tava forte e...caralho!!!! 400 pessoas entrando na água juntas. Inesquecível eu ensinando 2 franceses e uma russa a pegar onda, e que onda, dava pra chegar até a areia fácil. Demais. De repente vem um salva-vidas: "(francês)......SAI DA ÁGUA......(francês)". A corrente tinha virado e tínhamos que ir pro outro lado da praia. E lá íam 400 cabeças como na marcha do pinguins pro outro lado da praia. Chegando lá tinha o almoço já nos esperando. Depois do almoço começaram as competições. Cabo de guerra, volei, futebol, corrida com obstáculos na areia molhada e eu com o pé machucado não pude fazer nada. Só pude participar do campeonato de castelos de areia, que terminou em empate porque os organizadores esqueceram de pensar num jeito de medir a altura dos castelos, afinal, não é todo dia que se encontra uma régua na praia. Fim das competições de praia, voltamos à colônia de férias (tinha uma barraca de comida do evento no caminho, no meio da rua).


Chegando lá....que é aquilo?! É uma máquina que cospe litros e litros de espuma de sabão em pó como da vez que eu exagerei no sabão na máquina de lavar? Sim, era a Soirée Mousse, um DJ que tocava música e pessoas que dançavam debaixo de espuma de sabão (não era como a festa de espuma que conhecemos no Brasil, era sabão mesmo e eu digo porque comi algumas vezes). Foi uma das coisas mais divertidas do WEI. Terminada a Soirée Mousse, piscina. Todo mundo calmo na piscina, relaxando, quando chegam os brasileiros. Não foram 3min pra começar o campeonato de saltos ornamentais organizado por mim e pelo Benin. Pude então mostrar a beleza do meu mortal pra trás aberto com meia pirueta lateral caindo de barriga completamente desnorteado e sem saber onde estava a água e o que era pra cima e o que era pra baixo. Comentário breve: machuquei o dedo de novo. Bem, chegamos então à hora do jantar, salão lotado, 400 pessoas comendo. Estrategicamente os EI2 e EI3 sentaram todos de um lado do salão. Foram uns 10min de paz, até que alguém puxou o tradicional grito de guerra: "Les EI1 sont des petits garçons!" O objetivo agora que responder "Les EI2 sont des petits garçons!" até que um grupo canse e se renda.



Como era de se esperar, os 330 EI1 venceram e, como era de esperar, os vencedores se dão o direito de fazer um Allouete para um sortudo integrante do grupo perdedor (lembra do Allouete? Tudo acaba em Allouete. É como a pizza no Brasil) As 2 horas que se seguiram foram regadas de vinho e cantoria e eu não entendia absolutamente nada. Só consegui entender:
"(francês).....Buvons!!!!!Buvooooooooooooooons!!!!!....(francês)", ou seja, "Bebaaaamos!!!! Bebaaaaaaaaaaaaaaamos!!!!" Como não gosto de vinho brindei com água mesmo, importante era cantar. E a outra era realmente uma poesia:

J'étais soul hier soir
Je suis soul ce soir
Et se tout va bien
Je serais soul demain matin

Eu estava bêbado ontem à noite
Eu estou estou hoje à noite
Se tudo correr bem
Estarei bêbado amanhã de manhã

Métrica perfeita e rima AABB combinando "bien" com "matin" e "soir" com "soir". Lindo.

Após o jantar ocorreu a eleição de Miss e Mister WEI, venceram um francês e uma russa.
Daí seguiu-se uma soirée até tarde da madrugada. Acabei indo embora quando um amigo bêbado revoltado resolveu que ia atravessar a floresta pra voltar pro quarto sozinho. Foi seguido por outro amigo bêbado e eu resolvi acompanhá-los porque fiquei preocupado. Infelizmente eles saíram correndo no meio do caminho e eu me recusei a correr atrás. No meio da minha busca achei o Rodrigo com a..então, prosseguindo, achei um deles no meio do mato, quase em casa, tá entregue. O outro eu só ví na noite do dia seguinte.

Segundo Dia

Café da manhã sem comentários especiais. Pela tarde futebol de sabão, paintball e campeonato de deslizamento de barriga no corredor de plástico inflável molhado. Dedo machucado? Quem tá com o dedo machucado? Esqueci do meu dedo e fui aproveitar. Primeiro o deslizamento de barriga, logicamente quanto menos roupa melhor pra deslizar, portanto fiquei só de sunga, não entendi porque virei a atração do brinquedo e todo mundo torcia pra mim o.O
Bem, infelizmente essa coisa de "quanto menos roupa melhor" é sempre levada a sério aqui na França e logo apareceram pessoas com a sunga do Borat pra deslizar e, claro, não demorou muito pra que começassem a pular pelados. Hora de ir pro paintball. 4 pessoas pra cada lado, campo pequeno e com árvores. Ganhamos a primeira partida sem perder nenhum homem. A segunda ficaram 3 inimigos contra mim. E eu atrás da árvore. Olhei pra um lado, achei um deles. Olhei pro outro, achei os outros 2. Me distraí um pouco e logo ví uma bala vindo na minha direção a 240km/h, baixei o Neo e desviei da bala no maior estilo Matrix. Voltei pra trás da árvore. Vou no cara que tá sozinho primeiro. Coloquei a arma pra fora (ui) e dei um tiro. O cara se escondeu, perfeito. Botei a cara pra fora e olhei, quando ele subiu descarreguei a arma nele. Errei todos os tiros. Daí incorporei o soldado Rian. Quando o cara levantou a cabeça levou um tiro no olho. 2 contra 1. Virei pro outro lado, enquadrei o elemento e larguei o dedo, depois de uns 15 disparos vazios eu percebi que tava sem bala. É, perdi. Aí nas outras duas partidas eu fiz a parada mais irada, tive que ser kamikaze, pois acabei com as minhas balas em 2 partidas hehehe
Depois do paintball, fomos pro futebol de sabão e depois pro campeonato de pintar bandeiras pros ônibus. Nada de muito interessante por aqui. O jantar divertidíssimo como no primeiro dia. Na saída um carro com um megafone anunica: "Todos no salão principal com camisas brancas". Como sempre, ninguém sabia o que tava acontecendo, mas todos seguimos a instrução. Chegando ao lugar indicado, recebemos um papel. Um contrato na verdade. Tinha o nome de uma pessoa, que devíamos procurar e eliminar. Daí pegaríamos o seu contrato e a matança continuaria. Pra isso recebemos também uma pistola de água e as camisas brancas estavam explicadas. Não matei ninguém. Sou ruim. Só fiquei com a arminha me divertindo por aí que nem uma criança.
Bem, depois tivemos mais uma etapa da competição entre os ônibus, com a apresentação das bandeiras e de coreografias. Não tava muito na pegada esse dia e fui dormir cedo.

A viagem de volta

Dei uma de burro e tomei o maldito do remédio que dá sono de novo antes de viajar, mas pra minha sorte a viagem foi de dia, eu tinha dormido bem no dia anterior e o animador de torcida no ônibus era mais legal que o da ida. Tivemos brincadeiras super sexys como passar o biscoito com a boca, tivemos show do milhão com direito à famosíssima pergunta que eu me supreendi de ouvir na França: "O que faz o seringueiro?" "Tira leite do pau" Cara, como isso chegou até aqui???? Detalhe, não existem seringueiros na França, eles disseram "Pergunta do Brasil agora" antes de mandar isso. Só digo uma coisa: irado! Destaque também pra parada pra comer. Saímos, comemos e quando voltamos tinha uma teia de durex no teto do ônibus e uma garota presa na teia. O corredor era extremamente apertado e todos tinham que rastejar por baixo dela enquanto cantavam a canção do homem-aranha.
Na chegada à école, batemos o recorde de uma brincadeira que foi repetida por cada rotatória no meio da viagem: "Le Tour". É simples, quando o ônibus entra numa rotatória todos devem começar a cantar:
Un tour chocho!! (chocho é o choffeur, vulgo piloto)
Un tour chocho, un tour chocho, un tour chocho!!
Un tour chocho, un tour chocho, un tour chocho!!
Depois:
Deux tours chocho!!
Deux tours chocho, deux tours chocho, deux tours chocho!!
Deux tours chocho, deux tours chocho, deux tours chocho!!
E por aí vai. A música continua a critério do motorista e sua paciência pra divertir 40 idiotas enquanto dá voltas numa rotatória. Conseguimos 5. Ao que me parece todos os ônibus fizeram 4 ou 5, mas reza a lenda que o recorde foi 47.

E terminava aí o melhor WEI dos últimos 2 anos, segundo os veternos, e uma das melhores viagens da vida de muita gente, inclusive eu.

2 comentários:

  1. Quer dizer entao que vc ta numa viagem de turismo? =D


    Europa rocks.

    ResponderExcluir
  2. A melhor parte:
    a letra da música que realmente se mostra como uma verdadeira poesia e sua análise das rimas. Lindo isso. hehehehe

    ;)

    ResponderExcluir